Criado em 1979, a pedido do Ministério da Indústria e Comércio Internacional Japonês, o TOEIC (Test of English for International Communication) é um exame que mede a proficiência em inglês no ambiente de negócios (business).
Por mais de 25 anos, o TOEIC tem sido usado por grandes empresas, órgãos governamentais e universidades (mais de 6.000) para avaliar o progresso de seus funcionários em treinamentos de inglês, como também promover e recrutar funcionários com proficiência em língua inglesa. No entanto, cada empresa, órgão ou universidade exige uma pontuação mínima para os candidatos.
São cerca de 4,5 milhões de pessoas que realizam o exame por ano. Desta forma, pode-se dizer acertadamente que o TOEIC é o teste padrão para medir a proficiência de língua inglesa no ambiente de trabalho pelo mundo todo.
Por mais de 25 anos, o TOEIC tem sido usado por grandes empresas, órgãos governamentais e universidades (mais de 6.000) para avaliar o progresso de seus funcionários em treinamentos de inglês, como também promover e recrutar funcionários com proficiência em língua inglesa. No entanto, cada empresa, órgão ou universidade exige uma pontuação mínima para os candidatos.
São cerca de 4,5 milhões de pessoas que realizam o exame por ano. Desta forma, pode-se dizer acertadamente que o TOEIC é o teste padrão para medir a proficiência de língua inglesa no ambiente de trabalho pelo mundo todo.
TOEIC: Vantagens em Utilizar o TOEIC
- É uma das principais exigências de empresas no mundo inteiro e em consultorias de recursos humanos;
- Fornece uma avaliação objetiva, independente, confiável, acessível e mundialmente reconhecida, da proficiência da língua inglesa, atestando exatamente as capacidades do candidato;
- Reconhecido como o principal padrão de competência na língua inglesa dentro do ambiente de trabalho;
- Assegura o melhor plano de estudos para o crescimento do candidato;
- É utillizado por mais de 5 mil organizações, como por exemplo, universidades, escolas de idiomas, órgãos governamentais e empresas, entre elas: Deloitte, FEDEX, Wal Mart, Telefônica, Banco Itaú, Hewlett Packard, Compaq, Coca-Cola, Bunge, Philips, Kodak, Toyota, Nortel, Peugeot, Ford, Procter & Gamble, Alcatel, Unilever, EDS, Tetra Pak, Xerox, Honda, etc;
- Tem custo razoável e é disponibilizado de acordo com a demanda;
- Oferece uma rápida correção e informação de pontuação;
- Permite aos gerentes de treinamento e recursos humanos planejar e orçar treinamentos, além de fornecer uma escala contínua para monitoramento do desempenho dos colaboradores da empresa.
- Empresas em Geral: Samsung, Honda, France Telecom, Renault, Siemens, Gucci, etc;
- Empresas de Recursos Humanos - Headhunters;
- Universidades – são mais de 6000 em todo o mundo;
- Escolas de Idiomas para avaliação de professores e nivelamento de alunos.
Quem está apto a fazer?
Recomenda-se que apenas candidatos que tenham ou estejam em um nível intermediário ou acima façam este teste.
Como é o teste do TOEIC?
O teste dura
2 horas. Compreende 200 questões de múltipla escolha. E são duas seções
a serem feitas: Listening e Reading. Ou seja, o teste avalia as
habilidades de compreensão auditiva, vocabulário, gramática e
compreensão de textos. Em detalhes cada seção é assim subdividida:
- Seção 01 – Listening (Compreensão Auditiva)
Parte 01 – Photographs (20 Itens)
Parte 02 – Question-Response (30 Itens)
Parte 03 – Short Conversations (30 Itens)
Parte 04 – Short Talks (20 Itens)
Parte 02 – Question-Response (30 Itens)
Parte 03 – Short Conversations (30 Itens)
Parte 04 – Short Talks (20 Itens)
- Seção 02 – Reading (Leitura)
Parte 05 – Incomplete Sentences (40 Itens)
Parte 06 – Error Recognition (20 Itens)
Parte 07 – Reading Comprehension (40 Itens)
Parte 06 – Error Recognition (20 Itens)
Parte 07 – Reading Comprehension (40 Itens)
A pontuação é a seguinte:
Section 01 – Listening Comprehension: a “nota” vai de 5 a 495 pontos.
Section 02 – Reading Comprehension: a “nota” vai de 5 a 495 pontos.
Section 02 – Reading Comprehension: a “nota” vai de 5 a 495 pontos.
A pontuação
geral, portanto, será de 10 pontos (pontuação mínima) a 990 (pontuação
máxima). A interpretação desta pontuação pode ser a seguinte (tomada
apenas como exemplo):
- Proficiente - 870-990 = Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional demonstra ter conhecimento o suficiente para negociar acordos e contratos com falantes nativos da língua inglesa. Ocupam cargos de Presidência e Alta Diretoria das Empresas;
- Avançado - 700-860 = Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional apenas contribui nas negociações de acordos e contrato com organizações e empresas que utilizam o inglês. Não possuem, porém, a autoridade final para o fechamento de negócios com falantes nativos da língua inglesa. Ocupam Cargos de Alta Gerência e Diretoria;
- Pós-Intermediário - 610-690 = Profissionais que participam ativamente em reuniões com empresas e organizações que utilizam o inglês. Ocupam cargos de Média Gerência;
- Intermediário - 420-600 = Profissionais que acompanham e apóiam outros profissionais da empresa que representam. Neste nível, o papel do profissional é apenas o de acompanhar outros membros com inglês mais fluente. Ocupam cargos de Assistência a Gerentes;